Gente

Promover o desenvolvimento integral dos colaboradores G4-LA10, G4-LA12 / PM III

Nossa Gente é o principal diferenciador da FEMSA. Seu desenvolvimento integral e crescimento profissional também representam o crescimento e a evolução da organização. Em 2016, investimos $1.555 milhões de pesos mexicanos (USD $75,4 milhões) em nossa gente, distribuídos da seguinte maneira:

Porcentagem de investimento em nossa gente:

81%
Cultura e Valores
Capacitação e Desenvolvimento
19%
Desenvolvimento
Integral

Na FEMSA trabalhamos para que os que colaboram na empresa contem com todas as ferramentas que lhes permitam se desenvolver com excelência a nível profissional e pessoal, ao mesmo tempo promovemos entornos de trabalho saudáveis e um clima laboral cada dia melhor. Gente satisfeita e comprometida faz com que os resultados que nos propusemos para o negócio sejam alcançados.

Em 2017, continuaremos fortalecendo esta visão, integrando-a as diferentes culturas e operações derivadas de nosso crescimento orgânico e inorgânico, enfocados nas três áreas de ação de Nossa Gente: Cultura e Valores, Capacitação e Desenvolvimento e Desenvolvimento Integral.

Cultura e Valores
Promover uma cultura de liderança que responda às necessidades de crescimento global.

A cultura de liderança que fomentamos entre nossos colaboradores nos permite cumprir nossa missão em cada país onde estamos presentes.

Através do Modelo de Liderança FEMSA1, garantimos que nossos colaboradores, em todos os níveis da companhia, contem com as competências necessárias para contribuir com nossa Estratégia de Negócio. Em 2016, os processos de revisão de competências, estilos de liderança e ferramentas de medida de desempenho continuaram.

1  Competências do Modelo de Liderança FEMSA
a. Execução impecável
b. Vender a visão
c. Desenvolvimento de talento
d. Liderança de mudança
e.  Adaptabilidade cultural
f. Enfoque no cliente
g. Desenvolvimento de relações estratégicas
h. InnovaciónInovação
i. Direção estratégica

Capacitação e Desenvolvimento G4-LA6, G4-LA10
Estamos enfocados em fortalecer as competências de nossos colaboradores para responder a desafios atuais e futuros, levando-os a alcançar seu potencial máximo como profissionais e indivíduos.

Impulsionamos a capacitação e o desenvolvimento de nossos colaboradores oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para adquirir e fortalecer as habilidades e conhecimentos que nos permitem enfrentar os entornos mutáveis.

Durante 2016, implementamos mudanças na Universidade FEMSA, através da qual promovemos a cultura de autodesenvolvimento colocando ao alcance de nossos colaboradores cursos online e presenciais, assim como outras ferramentas para fortalecer as competências de liderança e conhecimentos técnicos. Como parte destes processos de melhora, fortalecemos a oferta de cursos disponíveis, e trabalhamos para que a plataforma virtual seja mais acessível e amigável para os mais de 120 mil colaboradores que a utilizam atualmente.

O SASSO é um sistema em constante evolução que nos permite aplicar as medidas necessárias para garantir centros de trabalho mais seguros e saudáveis.”

Rubén Ángel Montemayor Fuentes
Gerente de Recursos Humanos na Imbera e PTM

Mais de 186 mil colaboradores se capacitaram por meio de 13.260 cursos em 2016. Seguiremos enfocando nossos esforços na busca da melhora contínua, para que nossa oferta formativa e experiências de aprendizado sejam as adequadas para o desenvolvimento dos colaboradores, os principais impulsores de nosso crescimento em 12 países.

A segurança e a saúde dos colaboradores é prioridade para a FEMSA. Estamos convencidos de que ao melhorar as condições de trabalho dos colaboradores, não somente beneficiamos a eles, suas famílias e as comunidades que nos rodeiam, como também nos fortalecemos como empresa. Hoje, reafirmamos nosso compromisso de seguir melhorando a segurança dos colaboradores, com centros de trabalho cada vez mais seguros e saudáveis.

Durante 2016, contou-se com a participação de 81 mil colaboradores voluntários.

Como parte deste compromisso, na FEMSA trabalhamos para que as atividades que realizamos sejam executadas sob as mais estritas normas de segurança, e que ao mesmo tempo contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. Para isto, há 10 anos todas as Unidades de Negócio operam o Sistema de Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (SASSO), que consolida todas as estratégias da FEMSA em seus diferentes negócios e países em matéria de segurança, higiene e saúde ocupacional.

Mediante este sistema, impulsionamos uma cultura de prevenção e proteção desde cada um dos colaboradores, e, além disto, nos permite contar com processos e procedimentos seguros para eles, os bens da empresa e o meio ambiente.

Através do SASSO, colocamos em prática em nossos centros de trabalho, 20 programas de saúde ocupacional nos seguintes campos de ação:

  • Colaboradores saudáveis e preparados para enfrentar novas ameaças à saúde
  • Serviços de saúde orientados às necessidades presentes e futuras
  • Colaboradores e famílias saudáveis em uma comunidade saudável
  • Colaboradores saudáveis em lugares de trabalho seguros e saudáveis

Universidade FEMSA
Número de colaboradores capacitados

Além disto, incorporamos em nossas operações, práticas e padrões internacionais como os da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os da agência de Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA, por suas siglas em inglês) dos Estados Unidos da América.

Trabalhamos para garantir a geração de condições inclusivas que permitam alcançar a igualdade de oportunidades. Consolidamos a implementação do Programa de Acessibilidade e Desenho Universal (PADU) com o objetivo de alcançar um maior grau de acessibilidade que permite ou libere, o trânsito autônomo e seguro de todas as pessoas, incluindo as pessoas com funcionalidade limitada.

Desenvolvimento Integral
Fomentar o bem estar e a qualidade de vida do colaborador e sua família, assim como sua transcendência na comunidade.

O desenvolvimento integral, a melhoria no bem estar e na qualidade de vida dos colaboradores da FEMSA, tornam possível que possamos contribuir para a criação de valor.

Entendemos que o desenvolvimento de nossos colaboradores se impulsiona dentro e fora da companhia motivo pelo qual trabalhamos continuamente na implementação do Sistema de Desenvolvimento Social FEMSA, através do qual atendemos sete dimensões para o desenvolvimento integral de nossa gente:

Na FEMSA geramos valor para nossos colaboradores, suas famílias e a comunidade. Através da Red de Voluntários FEMSA, implementamos ações enfocadas em quatro linhas de ação: educação e empregabilidade, saúde, meio ambiente e apoio comunitário e legalidade.

Durante 2016, a Red de Voluntários FEMSA teve a participação de mais de 81 mil colaboradores voluntários, os quais participaram de 1.927 atividades de benefício à comunidade. Com isto, se somaram mais de 400 mil horas de voluntariado no ano.

Em 2016, o Índice de Acidentes diminuiu 46% em relação à 2015.

Consideramos que gerar condições para melhorar a qualidade de vida de nossos colaboradores é parte vital de como geramos valor social. Por isso, desenhamos o Sistema Integral de Qualidade de Vida o qual, baseado em diagnósticos e informação qualitativa e quantitativa nos permite ter um panorama sobre nosso progresso neste tema.

Uma das principais fontes de informação deste sistema é o diagnóstico de Clima Organizacional FEMSA, o qual foi aplicado em mais de 90 mil colaboradores durante 2016 e é implementado a cada dois anos em cada um de nossos centros de trabalho. Este diagnóstico mede o grau de satisfação dos colaboradores em seu trabalho e nos ajuda a determinar ações de melhoria.

Índice de acidentes
(Segurança)

Índice de doença geral
(Salud)

Os índices se baseiam no número de incidentes para cada 100 colaboradores. Estes índices são calculados com base no número de colaboradores diretos da FEMSA que são relatados ao SASSO. Inclui informação de todos os países.

O Talento G4-10, G4-LA12

Nossa vantagem competitiva para garantir a Sustentabilidade como parte da Estratégia de Negócio.

O talento e o valor que nossa gente oferece a cada dia, tornam realidade o cumprimento de nossos objetivos. Por esta razão, é importante para nós que nossos colaboradores encontrem na organização um lugar onde possam se desenvolver e maximizar seu potencial, aspirando a que cada um deles transcenda junto com a FEMSA.

Temos a convicção de que a responsabilidade do desenvolvimento do talento é de cada um de nós que trabalhamos na organização, e que isto é fundamental para seguir crescendo de acordo com a nossa Estratégia de Negócio.

Colaboradores por país/região

Para saber mais sobre os projetos de Nossa Gente consulte:
www.femsa.com/es/acciones-con-valor