Valores

G4-56 / PM I, II, V e X

A forma como alcançamos as metas e os resultados é tão importante quanto o que nos propomos, é por isso que nossa Ética e Valores representam a bússola que orienta a geração de valor econômico e social.

“O respeito à dignidade humana está acima de qualquer consideração econômica.”
— Dom Eugenio Garza Sada

Missão FEMSA
Gerar valor econômico e social através de empresas e instituições.

Visão FEMSA

  • Satisfazermos com excelência o consumidor de bens e serviços.
  • Duplicarmos o valor de nossos negócios a cada cinco anos.
  • Termos uma diversificação em mercados que privilegiem um alto potencial de crescimento.
  • Sermos líderes nos mercados onde operamos.
  • Transformarmos positivamente as comunidades onde participamos.
  • Sermos o melhor lugar para trabalhar.

Valores FEMSA
Guiamos nossas operações e decisões com base em quatro valores que regem a forma como nos comportamos internamente e externamente à empresa:

  • Respeito e desenvolvimento integral de colaboradores
  • Integridade e austeridade
  • Paixão pelo serviço ao cliente
  • Criação de valor social

Acreditamos firmemente que nosso mundo requer organizações e indivíduos comprometidos com a sociedade, por isso promovemos a construção de uma Cultura da Legalidade respeitando as normativas em todos os países onde estamos presentes, operando com honestidade e atuando com tolerância zero à corrupção, já que somente assim podemos viver a missão de nossa empresa.

Para fortalecer este item, durante 2016 evoluímos os conceitos do Código de Ética e desenvolvemos expressamente a Política Anticorrupção da FEMSA, a qual entra em vigor a partir de 2017 e se aplica para toda a organização. Nela se apresenta explicitamente o comportamento que se deve seguir na empresa para evitar situações de corrupção.

Desde 2005 firmamos o Pacto Mundial das Nações Unidas, com o que nos comprometemos a cumprir e promover seus 10 princípios na FEMSA e em todas as Unidades de Negócio, relacionados com direitos humanos, práticas trabalhistas, meio ambiente e o controle à corrupção.

Além disto, desde 2013 fazemos parte do Hagámoslo Bien1, um movimento cidadão criado em Monterrey, México, no que participam empresas, escolas, universidades, organizações da sociedade civil, meios de comunicação e instituições de governo convencidas a formar uma sociedade que funcione sob os princípios de uma Cultura da Legalidade, mesma que promovemos na FEMSA. Juntamente com isto, nossas Unidades de Negócio têm em prática diferentes ações de capacitação e sensibilização no tema para os colaboradores.

1  www.hagamoslobien.org

Trabalhamos para transmitir nossa cultura a todos os colaboradores.

Código de Ética de Negócios FEMSA
G4-56, G4-57, G4-58, G4-EN34, G4-LA16, G4-HR3, G4-HR12, G4-SO3, G4-SO5, G4-SO11, G4-PR8, PM VI

Na FEMSA, buscamos ser congruentes com o que dizemos e fazemos. Estamos convencidos de que o apego à ética determina a forma como realizamos nossa atividade empresarial. Portanto, contamos com diferentes recursos que nos orientam para o comportamento ético.

Os diferentes entornos dos países onde operamos, nos desafiam a que cada dia vivamos apegados ao nosso Código de Ética de Negócios. Para mantê-lo vigente, este é revisado anualmente, garantindo que estabeleça condutas e comportamentos que todos nós que fazemos parte da empresa devemos seguir tanto interiormente quanto exteriormente, tomando o respeito, a honestidade e a integridade como fundamento.

Este documento normatiza a relação da FEMSA com seus clientes, colaboradores, concorrentes, fornecedores, autoridades, comunidade e o meio ambiente; a forma como se deve conduzir a publicidade e o marketing gerado nas Unidades de Negócio; a postura de total rejeição à corrupção; a promoção da segurança e da saúde no trabalho; a gestão de informação e o conflito de interesse.2

2  As situações não previstas no Código de Ética serão resolvidas conforme um critério de melhores práticas de administração. Em caso de dúvida se consultará com a área de Recursos Humanos, Auditoria Interna ou, em última instância, com o Comitê de Auditoria do Conselho de Administração (G4-57).

Em 2016, dentro das seções atualizadas encontram-se:

  • Contribuições Políticas
  • Relação com Fornecedores
  • Relação com a Comunidade
  • Sistema de Denúncias

Um dos mecanismos para garantir o cumprimento do Código de Ética de Negócios FEMSA é nosso Sistema de Denúncias, através do qual se recebem notificações em relação a práticas ilegais, condutas inapropriadas ou violações ao Código de Ética detectadas em nossas operações. Também se identificam situações de risco de qualquer tipo, atos de corrupção, violação à privacidade ou aos direitos humanos.

Este sistema, que é administrado por um terceiro, está disponível 24 horas por dia nos 365 dias do ano, tanto para os colaboradores como para nossos grupos de interesse, por quatro caminhos diferentes, confidenciais e anônimos: telefone, página web, e-mail e chat.

Para fortalecer as práticas relacionadas a nossa ética e valores, seguiremos trabalhando para que todos nós que fazemos parte da FEMSA tenhamos clareza sobre nossa cultura e compromissos com a atitude ética. Da mesma maneira, continuaremos reforçando os mecanismos de divulgação e promoção de nossos valores e do Sistema de Denúncias entre nossos colaboradores e grupos de interesse nos lugares onde operamos.

A vivência de nossa ética e valores, assim como o cumprimento das leis e regulamentações em todos os lugares onde operamos, é parte fundamental do compromisso que temos para alcançar nosso objetivo de gerar valor.”

José González Ornelas
Diretor de Administração e Controle Corporativo da FEMSA

Governo Corporativo
G4-34

Operar sob processos confiáveis e transparentes nos permite crescer, nos posicionarmos e evoluir como uma empresa bem-sucedida há mais de 125 anos. Esta solidez é reflexo das boas práticas de nosso Governo Corporativo, sempre enfocadas em garantir a criação de valor para todos os nossos grupos de interesse.

O Governo Corporativo é o conjunto de regras, procedimentos e normas que regem a FEMSA. O órgão máximo de governo é o Conselho de Administração, que opera desde o México. Este é quem aprova a designação e nomeação do Diretor Geral da FEMSA. Além disto, é responsável por normatizar a organização por meio do Código de Ética, pois é o Conselho quem se encarrega de seu rigoroso cumprimento, assim como de vigiar a boa administração da companhia através dos três comitês que o formam: Comitê de Auditoria, Comitê de Práticas Societárias e Comitê de Planejamento e Finanças.

Nossas práticas corporativas se sujeitam às leis dos países onde temos operações, assim como aos padrões de governo corporativo dispostos pela Lei do Mercado de Valores do México, a Lei Sarbanes-Oxley e as leis de Bolsa dos Estados Unidos para emissores estrangeiros. Da mesma maneira, aderimos a princípios nacionais e internacionais de governo corporativo e ética.

O cumprimento das leis e regulamentações de todos os lugares onde fazemos negócio é parte do compromisso que todos nós que trabalhamos na FEMSA temos, para poder alcançar nosso objetivo: gerar valor.

Para mais informação referente a nossas práticas de Governo Corporativo, assim como a participação e direito de voto de nossos acionistas minoritários, consulte:
http://ir.femsa.com/mx/governance.cfm

A Cultura da Legalidade faz parte da nossa maneira de ser.
Ideário
Cuauhtémoc

Nossa filosofia e valores estão baseados nos 17 princípios que integram o Ideário Cuauhtémoc, impulsionado por Dom Eugenio Garza Sada e os quais oferecem diretrizes práticas para a vivência de Nossa Ética e Valores.

Este ideário se torna cada dia mais vigente e na FEMSA o tomamos como um guia indispensável em nosso desenvolvimento profissional e pessoal.

Os 17 princípios que o integram são:

I.   Reconhecer o mérito dos demais.
II.   Controlar o temperamento.
III.   Nunca fazer chacota.
IV.   Ser cortês.
V.   Ser tolerante.
VI.   Ser pontual.
VII.   Se você for vaidoso, deve ocultar isto.
VIII.   Não modificar a verdade.
IX.   Deixar que os demais se exponham.
X.   Expressar-se concisamente.
XI.   Depurar o vocabulário.
XII.   Se assegurar de desfrutar do trabalho.
XIII.   Reconhecer o enorme valor do trabalhador manual.
XIV.   Pensar no interesse do negócio mais do que no próprio.
XV.   Análise acima da inspiração ou da intuição.
XVI.   A dedicação ao trabalho.
XVII.   Ser modesto.

Para conhecer de maneira completa os princípios do Ideário Cuauhtémoc, consulte:
http://www.femsa.com/es/conoce-femsa/cultura-organizacional/ideario-cuauhtemoc