Comunidade

Contribuir para a geraçao de comunidades sustentáveis G4-DMA, G4-EC7, G4-SO1

Em 2016 investimos $357,3 milhões de pesos mexicanos (USD $17,3 milhões) em Nossa Comunidade através de nossos diferentes programas e iniciativas. Distribuímos este investimento da seguinte maneira:

Porcentagem de investimento em Nossa Comunidade:

16%
Estilos de Vida
Saudável
84%
Desenvolvimento Comunitário
e Abastecimento Sustentável

O desenvolvimento e a manutenção de relações que gerem valor mútuo com as comunidades onde operamos é fundamental para a Sustentabilidade da empresa e o cumprimento de nossa missão. Em operações como as da FEMSA, nas que interagimos em diferentes contextos e com uma grande diversidade de pessoas, grupos e instituições, temos o desafio de que nossa relação com eles seja cada dia melhor.

No Eixo de Nossa Comunidade, trabalhamos enfocados em:

  • Estilos de Vida Saudável: promovemos a atividade física e hábitos de nutrição balanceada para fomentar o bem estar integral de nossas comunidades.
  • Desenvolvimento Comunitário: contribuímos para o bem estar econômico, social e ambiental das comunidades vizinhas a nossas operações.
  • Abastecimento Sustentável: trabalhamos para contribuir na melhoria do desempenho profissional, social e ambiental de nossos fornecedores.

Estilos de Vida Saudável G4-15
Promovemos estilos de vida ativos e um adequado equilíbrio nutricional em nossas comunidades.

Durante 2016, implementamos programas e ações para fortalecer hábitos saudáveis nas comunidades, incluindo nossos colaboradores, clientes e consumidores, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida, fomentando o equilíbrio físico, mental e nutricional. Alguns exemplos destas iniciativas são:

Compromisso Latino-americano por um Futuro Saudável
Em 2016, a Coca-Cola FEMSA em conjunto com empresas da indústria de bebidas, lançou esta coligação multisetorial desenvolvida com a Healthy Weight Commitment Foundation. Através da iniciativa, são implementadas ações para empoderar crianças em idade escolar e suas famílias para a tomada de decisões na integração de hábitos saudáveis em seu estilo de vida. Este esforço também inclui uma colaboração com a Discovery na Escola para a promoção da plataforma educativa online Juntos Contamos™ que conta com ferramentas interativas para promover hábitos saudáveis.

A Coleção FEMSA é uma das de maior relevância a nível internacional.

O MARRCO é uma ferramenta que permite definir uma estratégia proativa para cada grupo de interesse, com o propósito de alcançar a grande meta de ser um vizinho apreciado e valorizado pela comunidade, contribuindo com seu desenvolvimento e suas transformações positivas.”

Jaime Ríos
Diretor Fábrica Coca‑Cola FEMSA Jundiaí, Brasil

No México, o Compromisso Latino-americano por um Futuro Saudável desenvolveu uma aliança com o Movimento por uma Vida Saudável, enquanto que na Colômbia se associou com outros engarrafadores para executar o programa. Em ambos os países, 114.100 pessoas se beneficiaram através de seus conteúdos.

Hora de Mover-se
Este programa, realizado em colaboração com a The Coca-Cola Company e implementado na Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Venezuela promove a ativação física em estudantes durante 60 minutos ao dia. Isto se faz através da capacitação de docentes e a doação de kits desportivos. Em 2016, mais de 178 mil estudantes e docentes participaram desta iniciativa em todos os países onde foi realizada.

Primeiro Circuito MTB Empresarial
Em Querétaro, México, o estado do país onde todas nossas Unidades de Negócio têm presença, através da Imbera, PTM e Coca-Cola FEMSA México, implementamos diferentes atividades em benefício da comunidade, como o Primeiro Circuito MTB Empresarial de Mountain Bike com o objetivo de apoiar o transporte sustentável. 45 equipes e 135 competidores participaram do percurso de 11,3 quilômetros.

Desenvolvimento Comunitário G4-15, G4-SO1, G4-PR1 / PM VIII
Contribuímos para o bem estar econômico, social e ambiental nas comunidades onde participamos.

Conscientes da importância de trabalhar desde o âmbito local para melhorar a qualidade de vida das comunidades, apoiamos iniciativas relacionadas com a arte, cultura e educação, desenvolvimento local e meio ambiente, levando em conta as características de cada comunidade.

Coordenadas para Viver
Desde 2011, este programa contribui para fortalecer o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões de mais de 58 mil crianças e jovens na Argentina, Brasil, Colômbia, Filipinas e México. Com o fim de ampliar seu alcance em 2016 evoluímos para uma plataforma virtual, na que o público em geral tem acesso a materiais e informação verdadeira e dinâmica relacionada com habilidades para a vida e resiliência, além da possibilidade de ter interação com especialistas nestes temas.

Programas Culturais
A arte permite nos aproximar e fortalecer nossos vínculos com as diferentes culturas dos países onde operamos. Por meio da Coleção FEMSA, que reúne mais de 1.200 obras de arte moderna e contemporânea latino-americana, podemos tornar isto possível. Em 2016, a exibição México: Identidade Fantástica foi apresentada no Panamá e na Costa Rica contando com mais de 28 mil presentes, enquanto que no México, mais de 67 mil pessoas compareceram a sete exposições da Coleção FEMSA nas cidades de Hermosillo, Querétaro, Monterrey, Guanajuato e Cidade do México.

Desde 1992, a Bienal FEMSA estimula e reconhece a criação artística no México.

Também realizamos a XII Bienal FEMSA, concurso de artes visuais que reconhece, fortalece, estimula e divulga a criação artística no México. Nesta edição foram selecionadas 42 obras de 29 artistas que foram expostas no Centro das Artes de Monterrey, México. Além do concurso, este ano foi realizado um Programa Curatorial, o qual oferece um espaço para residências artísticas e um programa público. Em suas doze edições, a Bienal FEMSA contou com a participação de 28.033 obras inscritas e 11.158 artistas.

Colaborando Tempo
Na Colômbia, a paz e a reinserção de populações desmobilizadas pelo conflito armado são assuntos importantes, razão pela que na Coca-Cola FEMSA deste país, nossos colaboradores participam como voluntários em um programa de formação e capacitação através de oficinas de empreendimento profissional para fortalecer os projetos produtivos de pessoas desmobilizadas para seu processo de reintegração à vida civil. Este programa, que foi criado em 2007, é implementado em quatro cidades: Barranquilla, Ibagué, Cali e Valledupar. Através desta e outras iniciativas como Espaços de Paz e Reconciliação e o programa Viva Dançando, 353 pessoas foram apoiadas em 2016.

Praça da Cidadania
Na Coca-Cola FEMSA Brasil, em conjunto com governos locais e outras empresas, se realizam eventos de apoio e desenvolvimento de comunidades locais próximas aos centros de trabalho, oferecendo assessoria em matéria de saúde, finanças, cuidado pessoal e cuidado ao meio ambiente a mais de 12 mil pessoas nas cidades de Moema, Curitiba, Jundiaí, Sumaré e Mogi das Cruzes.

Promovemos a cultura da reciclagem em nossa juventude.

Eu Sim Reciclo
Fomentamos a cultura de reciclagem de PET em escolas de ensino fundamental I e II através da iniciativa da Coca-Cola FEMSA México “Eu Sim Reciclo”, com a que apoiamos na coleta de mais de 800 mil quilogramas de PET em 1.137 escolas do país. Esta quantidade equivale ao consumo anual de PET de mais de 110 mil pessoas no México.

Fideicomisso Polígono Edison
Este programa promove a colaboração com vizinhos de oito bairros próximos ao corporativo da FEMSA Comércio em Monterrey, México, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Graças à cooperação entre a sociedade civil e os setores público e privado, em 2016 se avançou na formação e capacitação de redes de vizinhos que colaboram com soluções para as problemáticas de sua comunidade. Além disto, contamos com a participação de jovens agentes de mudança, que recebem formação em habilidades para a vida, valores cívicos e bolsas de estudo. Em 2016, 106 alunos bolsistas pelo programa realizaram estudos de ensino médio e licenciatura.

Programa Redondeio Clientes OXXO
O Programa de Redondeio Clientes OXXO iniciado no ano 2002, tem como objetivo ser uma ligação entre clientes e instituições locais, criando um círculo solidário entre eles. Atualmente, o programa opera em todos os estados da República Mexicana através do OXXO, Mi Súper Bara e Farmácias. Mediante a participação de nossos colaboradores, que convidam os clientes a doar e arredondar o total de sua conta, no ano de 2016 foram arrecadados $98,3 milhões de pesos mexicanos (USD $4,7 milhões) beneficiando 230 instituições.

Em 2016, 230 instituições se beneficiaram com o Redondeio Clientes OXXO.

Pro Alimentos
Através do Pro Alimentos, criando em 2010 na FEMSA Comércio para canalizar alimentos, utensílios domésticos e produtos de higiene e saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade, em 2016 se alcançou distribuir mais de $43,6 milhões de pesos mexicanos em espécie (USD $2,1 milhões). Este programa é resultado do trabalho em conjunto das lojas OXXO no México com os Centros de Distribuição, Pontos de Transferência e Bancos de Alimentos (Bancos de Alimentos do México e três bancos de alimentos independentes), associações civis dedicadas à recuperação de alimentos para atender a carência alimentar na população.

20.700 crianças e adolescentes participaram do Prêmio OXXO para a Ecologia.

Ações Comunitárias FEMSA Comércio
Enfocados em três linhas de ação: espaços públicos, meio ambiente e fomento ao esporte, na FEMSA Comércio trabalhamos em conjunto com nossos vizinhos, organizações da sociedade civil e outros grupos de interesse com o objetivo de contribuir para a transformação positiva das comunidades onde operamos. Nosso programa de ações comunitárias está presente no OXXO e seus Centros de Distribuição, OXXO GAS e Mi Súper Bara, no México. Em 2016 investimos $25,5 milhões de pesos mexicanos (USD $1,2 milhões) em 270 ações comunitárias.

Prêmio OXXO para a Ecologia
É entregue desde 1986 pelo OXXO e pela Secretaria de Educação para escolas de ensino pré-escolar, fundamental I e II e educação especial que realizam atividades a favor do meio ambiente, do serviço à comunidade e a valores. Em 2016, 1.035 clubes ecológicos participaram com 20.700 crianças e adolescentes nas cidades de Monterrey, Hermosillo, Chihuahua, Mexicali e Cidade Juárez no México, onde foi feito um investimento de $2,1 milhões de pesos mexicanos (USD $101 mil).

Produtos e serviços sustentáveis PR1
Além das ações e programas locais, contribuímos para melhorar as condições de nossas comunidades oferecendo produtos e serviços sustentáveis. Por exemplo, neste ano trabalhamos na FEMSA Comércio no México para melhorar a embalagem de produtos como a água engarrafada de marcas próprias, com o fim de que sejam mais amigáveis ao meio ambiente. Além disso, nos demos a tarefa de oferecer produtos da cesta básica de marca própria para favorecer os clientes com preços mais baixos.

Por outro lado, na Coca-Cola FEMSA oferecemos um amplo portfólio de produtos da The Coca-Cola Company com opções em múltiplas categorias, embalagens e porções, adequadas para hidratar nossos consumidores. Atualmente, 36% de nosso portfólio de marcas corresponde a bebidas baixas ou sem calorias, enquanto que mais de 35% conta com vitaminas, fibras, minerais ou suplementos nutricionais.

Abastecimento Sustentável
G4-LA14, / PM I, II, IV, V, VIII
Contribuímos para a melhoria do desempenho profissional, social e ambiental de nossos fornecedores.

Compreendemos a importância que nossos fornecedores têm na Sustentabilidade de nosso negócio, por isso contribuímos para que melhorem seu desempenho profissional, social e ambiental.

Na FEMSA e suas Unidades de Negócio, contamos com uma rede de mais de 68 mil fornecedores de bens e serviços que, em 2016, se traduziu em uma derrama econômica ao setor produtivo de $ 194.315 milhões de pesos mexicanos (USD $9.424 milhões). Para garantir que os que oferecem produtos ou serviços para nossa empresa operem baseados em políticas, princípios e práticas de negócio responsável, contamos com os Princípios Guia para Fornecedores, que incluem os temas de Direito Trabalhista, Ambiente, Comunidade, e Ética e Valores. Estes princípios foram desenhados com base em padrões internacionais como as diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais e o Pacto Mundial das Nações Unidas. Durante 2016, continuamos trabalhando para que nossos fornecedores conheçam e se apeguem a estes princípios.

Do portfólio de 154 marcas da Coca-Cola FEMSA, 36% corresponde a bebidas baixas ou sem calorias.

Princípios Guia para Fornecedores FEMSA

Direitos trabalhistas Trabalho infantil
Trabalho forçado e liberdade de movimento
Liberdade de associação e negociação coletiva
Discriminação e assédio
Horários de trabalho e compensação
Saúde e segurança no trabalho
Mecanismos de denúncia
Ambiente Impactos e cumprimento ambiental
Comunidade Desenvolvimento da Comunidade
Ética e valores Cumprimento legal
Integridade fiscal
Anticorrupção
Lavagem de dinheiro
Justa concorrência
Conflitos de interesse
Privacidade e propriedade intelectual
Contribuímos para melhorar o desempenho de nossos fornecedores.

Na FEMSA, colaboramos com nossos fornecedores para que continuem com a capacitação e melhoria de processos. Na Coca-Cola FEMSA, apoiamos através o desenvolvimento de fornecedores através do Sistema de Abastecimento Sustentável, fomentando a autogestão e avaliação, a geração de planos de negócio, habilitação de capacidades em marketing, finanças e recursos humanos, entre outros temas.

Para saber mais sobre os projetos de Nossa Comunidade consulte:
www.femsa.com/es/acciones-con-valor

MARRCO SO1

Em 2015 desenvolvemos o Modelo de Atenção a Riscos e Relacionamento Comunitário (MARRCO), mediante o qual buscamos fortalecer a efetividade de nossa relação com as comunidades locais construindo com elas diálogo, compromisso, confiança e colaboração; assim como detectar e administrar os riscos e oportunidades de geração de valor nas comunidades. O modelo também contribui para identificar como podemos otimizar as ações e programas que já são implementadas, com o fim de maximizar seu valor mútuo.

Através do MARRCO, apoiamos o desenvolvimento de competências em equipes multidisciplinares em nossos Centros de Trabalho, como Fábricas e Centros de Distribuição. Em 2016, como parte da primeira etapa de implementação do modelo, foram habilitadas equipes em 23 Centros de Trabalho na Coca-Cola FEMSA, FEMSA Logística, Imbera e PTM em sete países: Argentina, Brasil, Colômbia, México, Nicarágua, Panamá e Costa Rica.

Em 2017, seguiremos trabalhando para integrar o MARRCO aos processos, sistemas e cultura de trabalho de cada Unidade de Negócio. Além disto, expandiremos sua cobertura e daremos início ao desenvolvimento de uma capacitação virtual.