Legado

Através da Fundação FEMSA contribuímos para enfrentar desafios relevantes para a sociedade com um enfoque que permite mudar os paradigmas tradicionais de solução de problemas, colaborando com novas metodologias desde o setor privado. Realizamos investimentos sociais em duas áreas: água e desenvolvimento infantil precoce, gerando valor em longo prazo nas comunidades onde trabalhamos. Em 2016:

552
comunidades
impactadas
493.069
pessoas
beneficiadas
USD$2,39
alavancados para
cada dólar investido

Nossa missão é impactar positivamente pessoas e comunidades impulsionando projetos de investimento social, de maneira sustentável.

Por meio do investimento social contribuímos para a geração de soluções sustentáveis baseadas em ciência para a conservação e o uso sustentável da água e o desenvolvimento infantil precoce.

Empoderamos as comunidades para que se apropriem de seu desenvolvimento, gerando assim um retorno sobre o investimento quantificável.

Somos referência para os que conhecem e vivem nossas iniciativas, potencializamos as relações que estabelecemos, e inspiramos as pessoas, gerando motivação, orgulho e sentimento de pertencimento em nossos colaboradores e aliados.

Nosso trabalho se concentra em um compromisso com a geração de valor econômico, social e ambiental que se expressa em três âmbitos:

  • envolver os outros para resolver problemas sociais de maneira inovadora;
  • utilizar as ferramentas disponíveis para alcançar mudanças;
  • construir conhecimento significativo e útil que resulte em melhores práticas.

Em nossos projetos, a participação de sócios estratégicos de todos os setores é de suma importância, porque graças a seu investimento econômico, colaboração de conhecimentos e sua experiência, podemos multiplicar o impacto positivo que geramos em comunidades de mais de 10 países da América Latina e Filipinas.

Quantificamos esta multiplicação de impacto por meio do Fator de Alavancamento Direto, indicador que mede os recursos que nossos sócios contribuem nos projetos. Em 2016 garantimos mais de $279,9 milhões de pesos mexicanos (USD $13,5 milhões) em investimentos sociais, ou seja, USD $2,39 adicionais para cada dólar que investimos.

Durante o ano na Fundação FEMSA, redefinimos algumas métricas e formas de trabalhar em nossas áreas de ação, com o fim de enfocar melhor nossos esforços e os dos aliados, obtendo os resultados que esperamos.

Água
Impulsionamos projetos de acesso à água segura e saneamento, conservação e uso sustentável de fontes de água (bacias), assim como investigação científica aplicada e fortalecimento do setor para a ótima gestão dos recursos hídricos.

Água e saneamento
Em 2016 finalizamos a primeira etapa do Laços de Água, projeto com a Millennium Water Alliance e a The Coca-Cola Company América Latina, com o qual levamos água segura, saneamento melhorado e educação e higiene para mais de 110.000 pessoas de 196 comunidades rurais no México, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Colômbia. Durante três anos de trabalho empoderamos as comunidades para alcançar a Sustentabilidade do projeto assim que fosse finalizada nossa intervenção.

Além disto, junto com outros sócios, impulsionamos projetos como Ecotecnologias no Estado do México, plantas potabilizadoras móveis na Colômbia e Equador, entre outros.

Conservação de bacias
Desde 2011, junto com a The Nature Conservancy, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo para o Meio Ambiente Mundial (FMAM), contribuímos para a Sustentabilidade de fontes água através da Aliança Latino-americana de Fundos da Água.

Os Fundos da Água são mecanismos financeiros para contribuir com a segurança hídrica de áreas metropolitanas com investimentos em infraestrutura natural. Até a data oferecemos assistência técnica e financeira para criar Fundos no Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e República Dominicana, impactando diretamente 195.937,44 hectares e beneficiando 10.382 famílias que vivem nas bacias.

A 3ª Bienal de Fundos da Água aconteceu na Colômbia em junho de 2016, reunindo mais de 200 representantes dos Fundos da Água, altos diretivos das instituições fundadoras e especialistas do setor. Durante este evento a Aliança Latino-americana de Fundos da Água anunciou os resultados de sua primeira etapa e a assinatura de um compromisso para sua segunda fase, com o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos e o cantor Carlos Vives como testemunhas de honra.

Nos sentimos muito afortunados de contar com uma rede de organizações associadas com as quais compartilhamos aprendizados, projetos e esforços. É somente a partir da colaboração com elas que podemos cumprir totalmente nossa missão.”

Mariano Montero Zubillaga
Diretor da Fundação FEMSA

Habitante da bacia do Rio San Juan se prepara para uma campanha de reflorestamento.

Investigação científica aplicada
Em 2008, em conjunto com o BID e o Tecnológico de Monterrey, criamos o Centro da Água para a América Latina e o Caribe, organismo encarregado de desenvolver capacidades e de gerar e divulgar conhecimento para a gestão sustentável dos recursos hídricos da região. Em 2016, 269 profissionais em matéria de água fizeram parte de nossos programas de capacitação. Em 2016 lançamos o NED (Núcleo Estratégico de Decisões), ferramenta tecnológica e metodológica que sustenta o processo de tomada de decisões para encontrar soluções a problemáticas complexas, com uma rede multidisciplinar de especialistas que guiam o processo.

Desenvolvimento Infantil Precoce
Queremos que as crianças, sobretudo aquelas que enfrentam adversidades, alcancem seu potencial máximo de desenvolvimento para transformar as comunidades onde operamos. Promovemos o desenvolvimento infantil precoce (DIT, por suas siglas em espanhol), etapa de grande influência na trajetória futura das pessoas. Além disto, apoiamos a investigação científica aplicada para o melhoramento da saúde.

Prontos para Jogar!
Em aliança com a Sésamo, Secretaria de Saúde, Fundação Carlos Slim, UNICEF, Canal Once e Ecuador TV, lançamos a Prontos para Jogar!, iniciativa multiplataforma com a que buscamos melhorar a saúde de meninos e meninos da América Latina através de conteúdo de entretenimento educativo. Inclui 26 episódios, 12 vinhetas, conteúdo para redes sociais, um website, um aplicativo móvel e atividades comunitárias que promovem a atividade física, o cuidado pessoal, a alimentação adequada e o bem estar emocional das crianças em idade pré-escolar.

Você pode consultar mais informação sobre este programa em:
http://www.sesamo.com/listosajugar

Mãe guatemalteca convive com sua filha enquanto cozinha.

Comer em Familia
Com os Bancos de Alimentos do México (BAMX) e a Universidade de Monterrey, empoderamos mães de família para que se convertam em agentes de mudança e impulsionem o desenvolvimento infantil desde o lar. Durante 2016, mais de 7.000 mães de família que compareceram a 15 bancos de alimentos do México receberam capacitação em oficinas de cozinha saudável que buscam fomentar a convivência familiar durante a preparação e consumo dos alimentos.

Também trabalhamos em projetos como Campanha de Cores, Ludonutrição, Mães empoderadas pelo desenvolvimento, Saudáveis e Ativos, Aceleradora para a Primeira Infância, entre outros, levando educação em hábitos saudáveis para 20.833 crianças, 1.777 pais de família e 779 professores.

Alicerces para o futuro
Organizamos o Simpósio de Desenvolvimento Infantil Precoce “Alicerces para o Futuro” com o BID e a Save the Children México. Com a Secretaria de Saúde e a Fundação Televisa como co-convocadoras em colaboração com Um Kilo de Ajuda, abrimos um espaço de diálogo com convidados de honra como o Dr. José Narro Nobles, Secretário de Saúde do México e Carlos Salazar Lomelín, Diretor Geral da FEMSA. Mais de 200 especialistas do setor, provenientes de 9 países, analisaram a situação da primeira infância, compartilharam lições aprendidas, entenderam os desafios que a região enfrenta e buscaram sinergias de colaboração na matéria.

Investigação aplicada em saúde e nutrição
Apoiamos a inovação em investigação aplicada para contribuir na busca de novas formas de enfrentar os desafios da saúde através do desenvolvimento de produtos e tecnologias. Este ano colaboramos no desenvolvimento de um dispositivo para a detecção precoce de diabetes através de um indicador na saliva.

Acumulado de pessoas beneficiadas por ano

Desenvolvimento
Infantil Precoce

Uma sociedade produtiva, próspera e sustentável se constrói sobre os alicerces de uma infância saudável. Os primeiros anos (desde a gestação até os seis) tem um papel determinante no desenvolvimento de todas as crianças.

O desenvolvimento infantil precoce (DIT, por suas siglas em espanhol) se refere ao desenvolvimento físico, cognitivo, linguístico e sócio emocional durante a primeira infância, de maneira integral. Está comprovado que o retorno sobre o investimento em projetos enfocados na primeira infância é maior que em qualquer outra etapa da vida.

Durante 2016 ampliamos o enfoque e impacto de nossos projetos de educação em nutrição a desenvolvimento infantil precoce. Dirigimos nossos esforços para as crianças, mas também para construir capacidades em pais, cuidadores e professores, que têm uma influência fundamental nelas.

Evolução do enfoque (2008-2016)

Para saber mais sobre os projetos da Fundação FEMSA em 2016, consulte:
www.fundacionfemsa.org/informe2016