A Sustentabilidade

como parte da
Estratégia de Negócio G4-19, G4-20, G4-21

Na FEMSA, continuamos desenvolvendo melhores práticas de responsabilidade social e ambiental.

Conduzir nossas ações e decisões com um enfoque sustentável contribui para alcançar a missão FEMSA.

Na FEMSA entendemos a Sustentabilidade como a capacidade de gerar as condições sociais, ambientais e econômicas necessárias para operar hoje e crescer com o tempo em harmonia com o entorno, com ações baseadas na Nossa Ética e Valores e enfocadas na Nossa Gente, Nosso Planeta e Nossa Comunidade. Conduzir nossas ações e decisões com um enfoque sustentável contribui para que todos nós que colaboramos na FEMSA tornemos possível que a missão da empresa, dirigida a gerar valor econômico e social, seja uma prática viva na organização.

A Sustentabilidade para a FEMSA
O Marco Estratégico de Sustentabilidade FEMSA nos permite orientar e enfocar nossas ações, programas e iniciativas naqueles aspectos nos quais podemos maximizar a geração de valor, em função de sua importância para nossos grupos de interesse e para o sucesso das nossas empresas.

Este Marco que nos guia hoje é fruto do processo realizado em 2012 para determinar a materialidade, ou os aspectos relevantes da Nossa Estratégia de Sustentabilidade FEMSA. Este processo foi realizado através de uma análise da Estratégia de Negócio, riscos, tendências do setor e do entorno, assim como entrevistas com executivos das Unidades de Negócio FEMSA e representantes dos nossos grupos de interesse.

Da mesma maneira, foram identificadas as melhores práticas de organizações líderes em Sustentabilidade no mundo.

Fortalecendo a Sustentabilidade em um entorno mutável
Estamos conscientes de que a nossa empresa está em constante crescimento e que diversificou os setores onde opera, motivo pelo qual em 2016 realizamos diferentes diagnósticos para avaliar o avanço do Marco Estratégico de Sustentabilidade FEMSA, que contribuirão para mantermos nossos temas materiais atualizados:

  1. Realizamos uma análise da Estratégia de Sustentabilidade da FEMSA para identificar oportunidades de melhora em aumentar o impacto social e empresarial.
  2. Implementou-se um Estudo de Avaliação do Capital Natural da FEMSA (Análises EP&L, Environmental Profit & Loss) que quantifica e monetiza os impactos ambientais da FEMSA, suas Unidades de Negócio e sua cadeia de valor. O estudo cobre os impactos de fornecedores, operações diretas, clientes e consumidores, nos proporcionando um relatório sobre a FEMSA e suas Unidades de Negócio.
  3. Iniciamos melhorias nos diálogos que mantemos com nossos grupos de interesse, realizando um processo de avaliação e consultas estratégicas. Isto nos permitirá aumentar o valor de nossas interações com os mesmos.

Os achados e resultados destas iniciativas nos ajudarão a fortalecer nosso Marco Estratégico de Sustentabilidade da FEMSA e garantir sua integração à Estratégia de Negócio de cada uma de nossas empresas, levando em conta o entorno competitivo, as tendências e riscos de indústria que enfrentamos.

Além destas ações, estamos trabalhando para que a Sustentabilidade se integre aos processos de negócio, apoiando a adoção deste enfoque. Buscamos que esta se converta em um atributo de nossa cultura e em um critério base para a tomada de decisões. Portanto, enfocamos nossos esforços no fortalecimento da Sustentabilidade como uma capacidade organizacional*. Durante 2016 trabalhamos em cada um dos elementos que a compõem:

* É a combinação de elementos organizacionais, talento, processos e tecnologia que dão para a companhia uma vantagem competitiva permitindo-lhe gerar valor de maneira sustentável.
 
 
  • Organização: Sabemos que contar com normas, políticas e valores que favoreçam a tomada de decisões com um enfoque sustentável é chave para o fortalecimento da capacidade. Um exemplo disto é o desenvolvimento da Política Anticorrupção, que será aplicada em toda a organização a partir de 2017 e que contribui para a prática de nosso Código de Ética de Negócios.
  • Talento: Estamos desenhando uma estratégia de habilitação em Sustentabilidade para colaboradores e líderes, que tem como objetivo aumentar o conhecimento e compreensão sobre como podemos integrar o enfoque de Sustentabilidade ao negócio.
  • Processos: A gestão da Sustentabilidade requer processos que nos permitam articular os esforços que se fazem na FEMSA. Exemplo disto são o Modelo de Atenção a Riscos e Relacionamento Comunitário (MARRCO) e os processos de gestão de informação não financeira.
  • Tecnologia: Para facilitar a execução de processos que nos permitam avançar na integração da Sustentabilidade é necessário contar com ferramentas e sistemas. Um exemplo é nosso Sistema de Informação de Sustentabilidade, que consolida a informação de todas as Unidades de Negócio e facilita a gestão das iniciativas na matéria.

Ser consistentes em nossos esforços e ações para continuar gerando valor econômico e social, será peça chave para avançar na consolidação da Sustentabilidade como uma característica que diferencie nossa empresa.

Os desafios do entorno nos exigem evoluir e fortalecer nossos processos.